Edificando o Corpo de Cristo

771

"A verdade a qual a Igreja deve zelar e proclamar é CRISTO JESUS".

Antes de falar sobre esse “mistério da piedade”, veja que Paulo primeiro fala sobre a Igreja, que é a “coluna e baluarte da verdade”. Esse assunto começa aqui. Não podemos estudar o versículo 16 sem estudar o versículo 15. Aqui temos três palavras impressionantes quanto a vocação e o ministério da Igreja. Essas três palavras formam o alicerce para aquilo que vamos estudar no versículo 16.

Vamos estudar essas três palavras para compreendermos o que significa esse “mistério da piedade”:

“coluna” – No grego é stulos que é um “pilar” ou mesmo “coluna”. A finalidade da coluna, não é apenas manter o telhado firme, mas elevá-lo a uma certa altura, de forma. Que o edifício possa ser visto facilmente. Espiritualmente falando, a Igreja sustenta a “verdade” nas alturas. A “verdade” na Igreja tem que ser vista por todo o mundo.

“baluarte” No grego é hedraioma. Essa é uma palavra que ocorre somente aqui em todo N.T. Hedraioma fala de um “suporte”, “aquilo que dá estabilidade”. No sentido espiritual a Igreja está aqui para manter firme a “verdade”, contra todo tipo de heresia e incredulidade.

Nessas duas palavras podemos ver a dupla responsabilidade da Igreja do SENHOR JESUS CRISTO:

Primeiro, como fundamento, a função da Igreja é sustentar com firmeza a “verdade”, para que ela não seja vencida pelas heresias. Aqui temos a confirmação do Evangelho.

Em segundo lugar, a Igreja como “coluna”, tem a função de manter a “verdade” nas alturas, de modo que não fique escondida. Nesse aspecto temos a proclamação do evangelho.

Agora vamos estudar o sentido da palavra “verdade” nesse texto. Precisamos compreender a relação que existe entre a Igreja e a “verdade”. Em Efésios 2.20, Paulo disse que a Igreja está edificada “... sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, JESUS CRISTO, a pedra angular”. Quando Paulo se referiu a esse “fundamento” aqui, ele tinha em vista a saúde espiritual da Igreja. Mas quando ele diz que a Igreja é o fundamento da “verdade” aqui em 1 Timóteo 3.15, ele faz referência à vocação da Igreja, a sua missão.

Vejamos ver três proposições importantes aqui:
1ª. A Igreja está aqui para proclamar a “verdade” com firmeza, e assim, torná-la conhecida.

2ª. A Igreja necessita da “verdade”, e a “verdade” necessita da Igreja.

3ª. Da “verdade” a Igreja depende para a sua existência, e da Igreja a “verdade” depende para sua defesa e proclamação.

O que é então a “verdade” a qual a Igreja deve proclamar? A “verdade” a qual a Igreja deve zelar, proclamar sem nenhuma distorção é CRISTO JESUS, de quem Paulo agora vai testificar. Ele inicia dizendo: “Evidentemente”.

Aqui temos o vocábulo grego homologoumenos, aqui temos o verbo no particípio presente passivo de “confessar”, “declarar”, “adorar”; isso indica que devemos “confessar”, “declarar”, “adorar” “abertamente sem controvérsia”. Veja bem, não é uma palavra tão simples assim como muitos podem imaginar. Essa palavra exige que nós em face a encarnação devamos “confessar”, “adorar”, “proclamar sem controvérsias, unânimes, em uma só voz” que o Filho de DEUS se tornou carne! Aqui somos colocados diante da união hipostática (existência substancial) da Pessoa do SENHOR JESUS.

Essa união hipostática ensina que Ele é verdadeiramente DEUS; Ele possui todos os atributos divinos que são essenciais e que perfazem a divindade; Mas também, Ele é verdadeiramente homem; Ele possui todas as propriedades essenciais aos seres humanos, e, além disso

 

 




Visualizações: "1.482" vezes!









Indique

 

Igreja

Tags

Autores

Luiz Fontes - Últimos Posts

Editoriais

Arquivo
 

HORÁRIO DOS CULTOS

  • Segunda-Feira: 20:00h (Reunião de Oração);
  • Terça-Feira: 20:00h (Reunião nos Lares);
  • Quinta-Feira: 20:00h (Estudo da Palavra);
  • Sábado: 18:00h (Reunião dos Jovens)
  • Domingo: 09:00h (Reunião da Ceia do Senhor)

LOCALIZAÇÃO


Av. Castelo Branco, 611 - Setor Bueno
Goiânia - Goiás.

+55 (62) 3622-9166 / 3622-9165.

 
Celebrando Deus 2017,    celebrandodeus.com.br,    ®Todos os direitos reservados.