Celebrando Deus

A Escolha Certa

“A Fé Provada Pelo Fogo, Redunda em Glória”

“E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança” (Josué 14.13).

Nos versos 10 a 12 do mesmo capítulo 14 de Josué, Deus nos traz por sua Palavra um ensinamento. Talvez a princípio, olhando apenas para o texto, não é possível tirar algo de importante, mas tudo o que foi escrito para nosso ensino foi escrito (Rom. 15.4).

Esses textos nos ensinam um assunto muito precioso, porque nos ensina a escolha certa. Certamente se perguntassem que parte da terra nós escolheríamos, iríamos escolher as campinas com um belo rio e etc…, mas o sábio Calebe escolheu um monte onde habitavam gigantes e cidades fortificadas. Por quê? Porque um homem de 85 anos escolheria um lugar íngreme para morar com sua família às voltas com inimigos gigantes e cidades fortificadas?

Calebe era um homem experimentado no conhecimento de Deus, e o que ele temia para sua família era que ela caísse no ócio espiritual, no esquecimento de Deus. Na luta contra os inimigos, ele exercitaria a fé e a vitória no seu Deus e não somente na abundância que este mundo podia proporcionar. Isso mostra o seu testemunho quando disse: “Eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; e ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar”.

É certo que ele não falava em força física; seria insensatez pensarmos assim. Ele falava da sua fortaleza espiritual. A fé que ele tinha não era na sua força, mas na força do Senhor (Ef. 6.10-11). Deus nos ensina por esta Palavra, que o envolvimento demasiado dos filhos de Deus com as coisas desse mundo, sem estar sóbrio, vigiando, torna a vida cristã infrutífera: “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição” (Luc. 8.14).

Se Deus nos perguntar se queremos tribulações ou prosperidade, muitos responderiam que prefeririam a prosperidade é claro, mas a sabedoria de Calebe nos ensina que isso seria insensatez. Sabedoria não é fugir das tribulações, mas conhecer Aquele que em tudo nos conduz em triunfo. Sabedoria é suportar com paciência a provação, para que depois de aprovado, receba a coroa da vida, a qual Deus preparou para os que o amam (Tiago 1.12). “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Rom. 5.3-4).

O caminho da cruz é injusto, mas glorioso no seu final, porque ele nos leva para Jesus e para Deus: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Luc. 9.23). O que você vai escolher: As vistosas campinas do Jordão, todas bem regadas, como o jardim do Senhor e acabar como Ló em Sodoma (Gên. 13.10); ou como Calebe, os montes de Hebrom com inimigos gigantes e suas cidades fortificadas? “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (I Pedro 1.7).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support