Celebrando Deus

Atrás e não adiante

“Uma lição importante para todo servo de Deus é a de ir sempre atrás do Senhor e não adiante”

Uma lição importante para todo servo de Deus é a de ir sempre atrás do Senhor e não adiante. É uma lição difícil de aprender, especialmente pelos que têm um caráter impulsivo e por aqueles que se acham inteligentes. Nas Escrituras encontramos muitos exemplos saudáveis e ensinos a respeito da conveniência de ir atrás do Senhor e não adiante.

Quando Pedro repreende o Senhor para que não vá para a cruz, o Senhor lhe diz: “Aparta-te de diante de mim, Satanás!”, o que significa que devia ficar atrás, seguindo as suas pisadas, e não lhe estorvando. Satanás quis tomar a iniciativa e apartar o Senhor do caminho correto.

Mas não somente Satanás é obstáculo para a obra do Senhor; também nós podemos sê-lo. Cada vez que antepusermos as nossas idéias, o nosso parecer, estorvamos o Senhor.

Em Josué capítulo 3 vemos o povo de Deus que atravessa o rio Jordão. A instrução era clara: a arca devia ir diante do povo, e o povo devia segui-la. A arca é Cristo. A confiança que dava o fato de que a arca fosse adiante se evidencia no povo, o qual avança com repouso e firme confiança. O Senhor deve ir adiante para que o caminho esteja livre e assim não nos equivocarmos. Olhando para o Senhor que vai adiante, o nosso caminho está assegurado, pois nós não conhecemos o caminho; só o Senhor sabe.

Em 1ª Pedro nos diz que o Senhor nos deu exemplo para que sigamos as suas pisadas. Só ele sabe o caminho, assim temos que seguir as suas pisadas. João capítulo 8 diz que Jesus é a Luz do mundo, quem lhe segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Seguir o Senhor é ir atrás dele.

Êxodo capítulo 13 nos indica que tanto durante o dia como a noite a nuvem de Deus guiava Israel no deserto. A noite representa o momento em que sobrevêm as dificuldades e as crises. Israel avançava também de noite; assim também nós devemos fazer. Também eles seguiam ao Senhor de dia. De dia é quando tudo vai bem. Quando a nossa vida anda no rumo certo, quando tudo vai bem. Mas então necessitamos do Senhor porque podemos nos envaidecer em nossos êxitos, e nos tornar merecedores de açoites. É preciso permanecer humilhados diante do Senhor.

Em Lucas 19 encontramos a Zaqueu, quem teve diligência por ver o Senhor. Sendo assim, o Senhor ficou ao seu alcance. Ele passou por Jericó para isso. Entre nós também há Zaqueos –pequenos de estatura espiritual, desprezados– que se sentem marginalizados, menosprezados. Zaqueu pôde ver o Senhor, porque ele ia adiante. Temos que deixar o Senhor ir à frente para que ele seja visto e conhecido por todos os Zaqueos que necessitam dele.

Finalmente, em Marcos 17 vemos o Senhor encarregando os seus discípulos para irem a Galiléia, pois ele iria diante deles e os esperaria lá. Não só os nossos pecados nos atrapalham para seguir o Senhor; mas também as nossas boas iniciativas, as nossas idéias brilhantes. Sigamos ao Senhor.

 Fonte: Águas Vivas
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support