Veja, pois, o que o Espírito diz no versículo 3 do capítulo 1:
“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.
Após a leitura deste texto, é preciso observar quatro pontos fundamentais aqui: “Bem-aventurados”, “leem”, “ouvem” e “guardam”. Antes de entramos em qualquer assunto neste livro é de fundamental importância, que consideremos estes quatro pontos fundamentais. Vejamos:
1º.“Bem-aventurados” – um dos grandes segredos de estudar este livro é nunca esquecer que ele é auto interpretativo. Quando se examina essa frase, você descobre que ela ocorre sete vezes em todo este livro:
Ap 14.13: “… Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor…”. Na Versão da Bíblia A Mensagem está assim: “é uma bênção morrer assim!”.
Ap 16.15: “… Bem-aventurado aquele que vigia [estar atento para que não seja repentinamente surpreendido] e guarda as suas vestes, para que não ande nu [“andar correndo em desespero e envergonhado”], e não se veja a sua vergonha”.
Ap 19.9: “… Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro….”.
Ap 20.6: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição…”.
Ap 22.7: “… Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro…”.
Ap 22.14: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro…”.
O número “sete” fala da perfeição da obra de Deus. Esta “perfeição” tem a ver com o prazer de Deus. Dentro do contexto de Apocalipse, significa o prazer de Deus na consumação da Sua obra. Ainda preciso te mostrar algo grandioso aqui; observe em cada um destes textos, que todos os verbos estão no presente. Não podemos ler estes textos com o olhar no futuro; devemos ler e ver que todos eles têm a ver com nossa vida cristã agora.
2º.“leem” – A tradução desta palavra nos fala de “conhecer acuradamente”, “discernir”. O sentido é “ler e ter discernimento”.
3º.“ouvir” – o termo usado por João para descrever esta palavra é akouo, e ela significa “considerar o que está sendo dito”; “perceber o sentido do que é dito”, “descobrir”, “compreender”. Este vocábulo ocorre 43 vezes neste livro, e, portanto, quero separar duas ocorrências que jorram luz dando mais clareza ao seu significado:
Ap 22.17: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.
Lendo este texto a lição espiritual que aprendemos desta palavra é que aquele que conhece e discerne as palavras deste livro, diz: “vem!”. A leitura de Apocalipse nos leva a desejar o Senhor.
4º.“Guarda” – a tradução desta palavra nos fala de “um cuidado atento”, “atender cuidadosamente”. No contexto do livro de Apocalipse esta é uma das palavras mais importantes; ela ocorre dez vezes. Examinemos, pois, cuidadosamente algumas de suas ocorrências, pois há nelas severas advertências sobre nossa conduta em relação a Palavra de Deus.
Ap 3.3: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.
Ap 3.8: “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.
Ap 22.7: “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
Quero chamar sua atenção para o versículo 3 do capítulo 3 de Apocalipse, veja: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares”.Observe a relação de “guarda-o” e “vigiares”. O sentido de “vigiares” é “dar estrita atenção a”. Então, pondere que o Espírito está nos mostrando algo de grande valor para nossas vidas aqui. Precisamos dar estrita atenção a Palavra de Deus, porque senão , não conheceremoso “modo” [“a circunstância”, “a maneira particular”] da vinda do Senhor. Um detalhe importante que temos que notar aqui, é que, a frase final, onde diz: “em que hora virei contra ti”, não está de acordo com os melhores textos no original. Veja algumas versões:
RC: “não saberás a que hora sobre ti virei”.
RV: “não conhecerás de modo algum a que hora virei sobre ti”.
BJ: “sem que saibas que hora venho te surpreender”.
NTLH: “não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda”.
Portanto, o assunto deste versículo 3 é uma advertência quanto a vinda do nosso Senhor Jesus.
Na leitura dos demais textos podemos ver com clareza, como o Espírito nos mostra o valor singular da Palavra de Deus como vida em nós, e o lugar essencial que ele ocupa, especialmente nesse tempo do fim.
Fixe-se sua mente nas palavras do Senhor a Igreja de Filadélfia no versículo 8 de Apocalipse 3: “… tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”. Preciso te mostrar algo aqui nesta parte do texto. Tome o termo “negaste”, porque ele é fundamental para entendermos a necessidade de “guardamos a Palavra”. O significado deste vocábulo é de “desprezo” e “indiferença”. O que o texto nos revela é que “guardar a Palavra”nos prevenirá do dano do desprezo e da indiferença ao nome do Senhor, especialmente nesse tempo do fim. O Senhor disse “se nós O amamos, guardaríamos a Sua Palavra” – (Jo 14.23). Este é um teste vital, que comprova a profundidade do nosso relacionamento com o Senhor.