Celebrando Deus

Uma Oração com a Dimensão de Deus

“Senhor, leva-nos a orar!”

De acordo com o poeta Oliver Wendell Holmes, a mente de uma pessoa, depois de “esticada” além de seus limites normais por uma ideia nova, nunca mais volta às dimensões anteriores. Se isso for verdade, o que se dirá do coração que já escutou o sussurro da Voz eterna? “As palavras que eu [o Senhor] vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63).

Nossas pregações hoje acham-se bastante debilitadas pelas citações que to­mamos emprestadas daqueles que já morreram em vez de recorrermos ao Senhor. Um livro é bom quando nos serve de guia; mas torna-se pernicioso quando nos acorrenta.

Assim como os cientistas modernos chegaram a uma nova dimensão de poder quando dominaram a energia atômica, a igreja também precisa redescobrir o ilimitado poder do Espírito Santo. De fato, é preciso que aconteça alguma coisa que venha atacar a iniquidade desta era dominada pelo pecado e destruir a compla­cência dos crentes adormecidos. Precisamos de pre­gações vivas e vidas vitoriosas que só podem ser obtidas por meio de vigílias persistentes no recinto de oração.

Alguém poderá dizer: “Se quisermos uma vida santa, precisamos orar!”

Mas a recíproca também é verdadeira. Temos que viver uma vida santa se quisermos orar. É o que diz Davi: “Quem subirá ao monte do Senhor?… O que é limpo de mãos e puro de coração” (SI 24.3,4).

O segredo da oração é o lugar secreto. É bom ler livros sobre oração, mas só isso não basta. Assim como um livro de culinária pode ser excelente mas totalmente inútil se não tivermos os ingredientes à nossa disposição, o mesmo ocorre com a oração. Alguém pode ler toda uma biblioteca sobre oração e não conseguir poder espiritual algum. Temos que aprender a orar – mas para aprender é preciso orar.

Enquanto uma pessoa estiver sentada numa cadeira lendo o melhor livro que existe sobre saúde, na prática ela pode definhar dia a dia. Da mesma forma, é possível ler tudo sobre oração, maravilhar-se com a perseverança de Moisés ou ficar profundamente comovido com os lamentos e gemidos de Jeremias, e ainda não aprender nem o abecê da intercessão. Assim como a bala que fica na arma não chega ao seu alvo, o coração sem encargo de oração jamais obterá fruto diante de Deus.

“Em nome de Deus vos rogo: alimentai vossa alma com oração assim como alimentais vosso corpo com as refeições”, disse o fiel Fénelon (teólogo e escritor francês do século 17).  E Henry Martyn (missionário anglicano aos povos da Pérsia e da Índia no início do século 19) se expressou assim: “Atribuo minha atual condição de debilidade espiritual ao fato de não ter tempo e tranquilidade suficientes para meu momento de devoções particulares. Ah, quem me dera ser um homem de oração!”

Um escritor do passado afirmou o seguinte: “Muitas vezes, ao orar, somos como um garotinho que toca a campainha de uma porta e, depois, sai correndo antes que alguém atenda”. De uma coisa não há dúvida: a área mais inexplorada das riquezas de Deus é a da oração.

Quem sabe calcular a dimensão do poder de Deus? O homem é capaz de calcular o peso do mundo; sabe dizer o tamanho da Cidade celestial, contar quantas estrelas há no céu, medir a velocidade da luz, informar a hora exata do nascer e do pôr-do-sol — mas não sabe avaliar o poder da oração.

A oração tem o tamanho de Deus, pois é ele quem nos dá a garantia dela. Ela tem as dimensões do próprio poder de Deus, pois ele já se comprometeu a atendê-la. Que Deus se compadeça de nós por gaguejarmos tanto ao praticar essa que é a atividade mais nobre que a língua e o espíri to humanos podem exercitar. Se Deus não nos iluminar no aposento da oração, caminharemos em trevas. O momento de maior constrangimento para o crente no dia do juízo será aquele em que tiver de encarar sua falta de oração.

Eis um trecho majestoso do admirável São Crisósto­mo: “O poder da oração subjugou a força do fogo, domou a ira de leões, silenciou revoltosos, pôs fim a guerras, acalmou a natureza descontrolada, expulsou demônios, rompeu as cadeias da morte, escancarou os portões do céu, minorou enfermidades, repeliu mentiras, resgatou cidades da dest ruição, deteve o curso do sol e o avanço do relâmpago. A oração é uma poderosa armadura, um tesouro infinito, uma mina que nunca se esgota, um céu jamais obscurecido por nuvens nem turbado por tempestades. Ela é a raiz, a fonte, a mãe de mil bênçãos.”

Será que essas palavras de Crisóstomo são simples retórica visando a fazer com que algo comum pareça extraordinário? A Bíblia desconhece tais artifícios.

 

Onde está um novo Elias?

Elias era um grande conhecedor da arte da oração, tanto que conseguiu alterar o curso normal da nature­za e estrangular a economia de uma nação. Pela oração, ele fez descer fogo do céu, levou homens a se prostrarem e a chuva a cair do céu novamente. Precisamos de chuva, de muita chuva. As igrejas se encontram tão ressequidas que a semente não consegue germinar. Os altares estão secos, sem lágrimas ardentes de pecadores arrependidos. Ah, quem nos dera um Elias! Numa ocasião em que o povo de Israel clamou pedindo água, um homem “feriu” a rocha, e aquela fortaleza de granito tornou-se um ventre do qual brotou uma nascente de água. “Acaso para Deus há coisa demasiadamente difícil?” (Gn 18.14). Que ele nos envie um homem que possa “ferir” a rocha!

Precisamos entender que a finalidade da oração em secreto não é meramente entregar para Deus uma lista de pedidos. É verdade que “a oração muda as coisas”? Definitivamente, sim; contudo, antes de tudo ela muda as pessoas. No caso de Ana, por exemplo, a oração não apenas removeu seu opróbrio, mas transformou a própria vida: de estéri l tornou-se fértil; de espírito em luto, passou a regozijar-se (1 Sm 1.10; 2.1). A oração converteu seu “pranto em folguedos” (SI 30.11).

Pode ser que esteja­mos pedindo “folguedos” quando ainda não prantea­mos. Tentamos colocar a “veste de louvor” quando Deus diz que a dará aos que têm “espírito angustiado”, aos “que em Sião estão de luto” (Is 61.3). Se o que desejamos é obter uma colheita abundante, o princípio a ser aplicado é o mesmo, pois “quem sai andando e chorando enquan­to semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (SI 126.6).

O clamor profundo de Moisés, que moveu a decisão de Deus, saiu de um coração despedaçado, em luto: “Ah, que grande pecado cometeu este povo! […] Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste” (Êx 32.31,32 – NVI). Da mesma forma, Paulo foi tomado por grande encargo e profunda dor quando afirmou: “Tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne” (Rm 9.2,3).

Se João Knox tivesse orado: “Senhor, dá-me sucesso na vida”, ninguém jamais teria ouvido falar dele. Porém, sua oração foi totalmente isenta de amor-próprio: “Senhor, dá-me a Escócia, senão morrerei”. E sua petição entrou para as páginas da História. Se David Livingstone tivesse pedido a Deus a possibilidade de desbravar toda a África para demonstrar seu espírito indômito e sua habilidade no uso do sextante, suas palavras teriam sido levadas pelo vento. Mas sua oração foi: “Senhor, quando irá cicatrizar-se a chaga do pecado deste mundo?” Ele viveu orando e morreu da mesma forma, de joelhos, em oração.

Para fazer frente a esta geração ávida pelo pecado, só uma igreja ávida pela oração. Precisamos voltar a nos apropriar de “suas preciosas e mui grandes promessas”. Naquele grande dia, o fogo do juízo vai provar a qualidade, e não a extensão da obra que realizamos. A que for gerada em oração resistirá ao teste.

É por meio da oração que conseguimos resultados concretos com Deus. Ela desperta em nós fome de ganhar almas; e a fome de ganhar almas nos leva à oração. O coração que tem entendimento espiritual ora; e o que ora obtém entendimento. Aquele que ora consciente de sua própria fraqueza recebe a força do Senhor. Oh, que sejamos pessoas de oração, tais como Elias – homem sujeito aos mesmos sentimentos e paixões que nós! Senhor, leva-nos a orar!

Extraído e adaptado do livro “Por Que Tarda o Pleno Avivamento”, de Leonard Ravenhill, Editora Betânia.

Arautos da Sua Vinda – http://www.oarautodasuavinda.com.br/uma-oracao-com-a-dimensao-de-deus

Fonte: Arautos da Sua Vinda
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support