Celebrando Deus

Vencedor

“Admitimos que receber a Cristo é vital para se tornar um vencedor, mas na verdade é apenas o primeiro passo”

Muitos cristãos na Igreja de hoje têm sido ensinados que se eles aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador, então são automaticamente vencedores. Infelizmente isso não é totalmente verdadeiro. Admitimos que receber a Cristo é vital para se tornar um vencedor, mas na verdade é apenas o primeiro passo.

VENCE O MUNDO

“… porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 Jo 5.4-5).

É nessa epístola de João que a palavra “vence” é usada pela primeira vez. João está nos dizendo que somente os que são nascidos de Deus e creem que Jesus é o Filho de Deus vencem o mundo por sua fé. Tudo o que é exigido para vencer o mundo é a fé do cristão em Jesus Cristo.

VENCE A CARNE E O DIABO

Mas para ser considerado um vencedor bem-sucedido no Tribunal de Cristo o cristão deve também ser capaz de vencer a carne e o diabo.

“… porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (1 Jo 2.16).

“… porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6.12).

Uma vez que a pessoa recebe a Cristo como seu Salvador pessoal, ela vence o mundo por sua fé em Jesus. Para a alma do cristão, a batalha começa nesse ponto (veja o Capítulo 3). A carne quer satisfazer a si mesma e a natureza carnal tentará destruir a alma do cristão. Lembre-se de que o alvo da nossa fé é a salvação da nossa alma: “… obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1 Pd 1.9). A fim de ser um vencedor bem sucedido no Tribunal de Cristo, o cristão precisa assegurar que sua alma está salva te ndo vitória sobre sua carne e a natureza carnal. Só quando os três forem vencidos (o mundo, a carne e a natureza carnal) é que o cristão será considerado verdadeiramente um vencedor. Isso requer uma vitória diária que não findará até que a jornada da vida seja completada.

A MOTIVAÇÃO PARA SER UM VENCEDOR

Até aqui só consideramos duas das sete igrejas do livro de Apocalipse que sofreram consequências negativas por sua incapacidade de serem vencedoras.

Voltemos nossa atenção às muitas e maravilhosas recompensas que podem ser obtidas por aqueles cristãos que são bem sucedidos em vencer o mundo, a carne e o diabo. O livro de Apocalipse usa o termo “vencer” seis vezes. As cinco primeiras são para as cinco igrejas restantes e a última está no penúltimo capítulo do livro.

RECOMPENSAS PARA OS VENCEDORES

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Ap 2.7).

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Ap 2.17).

“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Ap 2.26).

“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome” (Ap 3.12).

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3.21).

“O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Ap 21.7).

É essencial que todos os cristãos entendam o que está sendo prometido àqueles que são vencedores. O Deus do Universo está oferecendo recompensas extraordinárias e fantásticas aos bem sucedidos em vencer o mundo, a carne e o diabo. Os cristãos que forem bem sucedidos em vencer receberão recompensas que estão além da compreensão da nossa mente morta. Lembre-se de que a capa deste livro mostra uma foto da Via Láctea e que o nosso sistema solar é apenas uma pequena parte dessa vasta galáxia. E a Via Láctea é apenas uma galáxia em um Universo de bilhões de galáxias. Jesus está oferecendo aos cristãos a incrível possibilidade de sentar com Ele no Seu trono e receber a autoridade para governar as nações. O Deus do nosso imenso Universo está nos dando privilégios quase inacreditáveis. Se a Igreja de Jesus Cristo compreendesse essas escrituras incríveis, ela poderia ser transformada. Com tais oportunidades tão importantes que serão concedidas àqueles que forem vencedores, como os cristãos podem ter certeza de que serão bem sucedidos?

SENDO UM VENCEDOR

Ser um vencedor é todo o significado de ser cristão. Aprender a ser um  vencedor pode levar uma vida inteira de testes e provações que o Senhor usa para revelar do que é realmente feito um crente. Embora milhares de livros tenham sido escritos sobre esse assunto importante, apenas uns poucos escritores cristãos modernos iluminaram as Escrituras, que são tão vitais para a Igreja moderna conhecer e entender. Está além da esfera deste limitado estudo investigar todos os detalhes de ser um vencedor. O propósito deste livro é alertar a Igreja para a importância do Reino na esperança de que os leitores iniciem a sua própria exploração das Escrituras, que no final os conduzirá a uma vida de fidelidade e obediência. Para ajudar o leitor nessa jornada é importante reconhecer que ser um vencedor só pode ser realizado pelo poder sobrenatural de Deus na vida do cristão. Ser um vencedor não pode ser alcançado pelo poder da vontade ou pela força da sua carne. Para ser um vencedor o cristão terá de aprender que esse poder sobrenatural é manifestado em sua vida através de três meios principais.

VENCENDO PELA CRUZ

A cruz de Jesus Cristo representa o fundamento total da nossa fé. Ela representa a morte, a dor e o sofrimento que Jesus suportou por nós. Jesus ganhou a vitória na cruz, e para sermos cristãos vencedores precisamos estar dispostos a sofrer por Sua causa e aprender a morrer para o ego. “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.19b-20). “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24). Como cristãos precisamos aprender a lição que Paulo está ensinando às igrejas da Galácia. Somente experimentando a mo rte da nossa carne é que permitiremos que o poder sobrenatural da vitória de Cristo na cruz se torne a nossa vitória. Permitindo que Sua vida controle nossa vida podemos experimentar o Seu poder vencedor.

VENCENDO PELA PALAVRA

Quando Jesus foi tentado por Satanás, Ele usou a Palavra de Deus para vencer Suas três provas (Mt 4.4-10): “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4).

“Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4:7). “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10). Aqui Jesus nos mostrou que podemos usar a Palavra de Deus para vencer as provas do adversário. Ele nos ensina que precisamos viver pela Palavra (toda palavra que procede da boca de Deus) para não permitirmos que o adversário nos engane para fazer provas tolas e finalmente para adorarmos e servirmos o Senhor e não sermos capturados pelas ofertas atraentes do adversário. Além do exemplo do nosso

Senhor em vencer Satanás pela Palavra de Deus, o apóstolo Paulo nos lembra:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12). O cristão só pode aprender a ser um vencedor pela imersão na Palavra. Deus vai então usar o tempo que gastamos par a ensinar e revelar o necessário para crescermos e nos tornarmos os vencedores que Ele quer que sejamos. Gastar tempo com a Palavra de Deus é vital para sermos vencedores.

VENCENDO PELO ESPÍRITO

O último meio para vencer o mundo, a carne e o diabo é pelo poder sobrenatural do Espírito de Deus: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4 .6). “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16). “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1 – ARC). A fim de ser um vencedor, o cristão deve permitir que o Espírito de Deus controle suas atividades diárias. Lembre-se de que todos os cristãos têm três partes: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Uma vez que a pessoa nasce de novo, o Espírito Santo passa a morar no crente. Para ser um vencedor, o cristão deve permitir que o Espírito Santo tome o comando. A natureza carnal e a carne da pessoa resistirão e lutarão contra os desejos do Espírito Santo, e ser um vencedor só acon tecerá se o Espírito Santo tiver permissão para dominar. A vitória sobre a carne só pode ser conquistada pelo poder sobrenatural do Espírito de Deus. O Senhor quer que todos os cristãos provem a doce vitória que é efetuada pelo andar no Espírito e ser cheio do Espírito, conforme Ele dirige e capacita o nosso andar diário.

Fonte: Mensageiro das Boas Novas – Ago 2013 Ano XV n° 219
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support