Celebrando Deus

O que é o Novo Nascimento?

Isto pressupõe a necessidade absoluta do novo nascimento. O que é o novo nascimento, simplesmente? É o receber Cristo como a Vida no coração pela fé. Não a vida como uma coisa, no abstrato, mas vida em inseparável relação à Pessoa. Isto é enfaticamente assim na base de que O Espírito Santo é uma Pessoa: Ele é o “Espírito de Cristo”, e Ele é o “Espírito da Vida”, e não existe relacionamento com Cristo à parte da habitação do Espírito Santo. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é Dele” (Rom. 8:9).

Assim, então, Cristo, o Espírito Santo, e a “Vida Eterna” são um como a base e relacionamento resultante com Ele. Cristo é o Objeto e Realidade Central. O Espírito Santo é o Agente Divino. A Vida Eterna é a base do relacionamento com Deus.

Qualquer termo que usemos, seja “Novo Nascimento”, ser “Nascido de novo”, “Nascido de cima”, “Regeneração”, ou “Nascido de Deus”, o significado é um, e é que recebemos em Cristo pelo Espírito Santo, a vida Daquele que está à direita de Deus. Nada é possível da conformidade à Sua imagem até que essa vida tenha sido colocada em nós. Como num infante recém nascido, a vida contém todos os elementos, possibilidades e potencialidades do homem adulto a ser, logo, no novo nascimento tudo que Cristo é como “aperfeiçoado” está na vida do Seu Espírito para então ser transmitido.

Por natureza essa vida não está em ninguém, é o “dom de Deus” no novo nascimento, regeneração pelo Espírito Santo. É sobre essa vida interior que todos os interesses de Deus estão centrados. O crescimento, aumento, e desenvolvimento dessa vida com todas suas características é o propósito único do Espírito Santo no crente. Paulo escreveu para certos crentes – “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja plenamente formado em vós”. Cristo plenamente formado dentro; essa é a natureza do crescimento espiritual.

O novo nascimento é o começo e fornece ao Espírito Santo com a Sua base. Esse é o primeiro passo em responder a pergunta quanto à natureza da união com Cristo. É unicidade com Ele em Sua vida ressuscitada e entronizada. Isto é vida que já está Nele consumada em pleno triunfo.

A segunda coisa nesta união do lado do estado, é santificação.

O que é Santificação?

Esta grande doutrina pode ser trazida bem adequadamente para dentro da extensão de dois declarações simples para nosso propósito aqui.

Santificação é primeiramente um ato, um ato de fazer do objeto inteiramente do Senhor. Nos tempos do Velho Testamento, quando algo ou uma pessoa era santificada (consagrada, devotada, santificada; tudo a mesma palavra) era primeiramente tomada à parte e separada de todos os outros interesses e feita inteiramente do Senhor. A partir desse momento todos os direitos de propriedade eram Dele, e era reconhecido que Ele tinha a inteira reivindicação nela e governo dela. Era consagrada ou santificada pelo sangue ou por aquilo que tinha o mesmo significado simbólico. Este é o simples significado fundamental da santificação.

“Não sois de vós mesmos, porque fostes comprados por um preço” (1Cor:20).
“Não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados, mas com precioso sangue” (1Pe. 1:18).

É – num ato – apresentando espírito, alma, e corpo ao Senhor para que em cada parte e em todos os detalhes da vida, Ele tenha a primeira e final consideração: ser consultado em todos os assuntos da mente, coração, e vontade; a vida pessoal com o inteiro principio do eu e constituição natural entregue pela Cruz para ser absolutamente sujeita à vontade de Deus. Cristo à direita de Deus representa o homem como num ato de abandono à vontade de Deus; experimentado quanto a esse abandono em todos os sentidos; e vitorioso quanto a esse ato inicial. O crente tem de entrar nesse ato, e mantido na energia do Espírito Santo até o fim.

Existe permanente virtude e poder no Seu ato “de uma vez por todas” para nós em recebermos do Seu Espírito.

A seguir, em segundo lugar, santificação é algo progressivo. É o processo pelo qual tudo que é verdadeiro das excelências morais de Sua humanidade glorificada é forjado no crente. As coisas de Cristo, tomadas pelo Espírito Santo e revelado aos Seus, não são só os esplendores e riquezas e possessões pelas que Ele entrou para Si mesmo. Nem são só coisas ganhas como uma recompensa. São essas perfeições por meio de sofrimentos a serem feitas sobre os crentes, e nas quais os crentes são para ser trazidos, para que possam também partilhar da glória que resta sobre a humanidade aperfeiçoada quanto a seu estado nativo como investido por um Deus todo satisfeito e encantado.

Enquanto “contemplamos Ele, somos transformados de um degrau de glória a outro, como pelo Espírito o Senhor” (2Cor. 3:18).

Este contemplar é pelo revelar do Espírito interiormente, e o que é revelado é a verdade de Cristo como “feito para nós santificação,” isto é, santificação para nós e em nós.

Vejo pelo Espírito que santificação não é meu lutar e esforço para ser melhor. É o fruto do conflito de Cristo e vitória apropriada pela fé. Não é meu melhoramento moral pelo esforço ou cuidado, mas a apreciação e apreensão das perfeições morais de Cristo asseguradas para mim. Cristo em glória é o modelo no olho do Espírito Santo, e Ele operará em mim a conformidade a esse modelo, pedindo de mim submissão, rendição, fé, obediência; para tudo o qual, Ele está disposto a ser minha força conforme eu tomo uma atitude de caráter positivo em linha com o Seu propósito, como em contra de uma mera passividade de mente.

Extraido – The Meaning of Union with Christ”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support