Em Apocalipse 3.7 diz:
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”.
Se estudarmos sobre a Igreja de Filadélfia, veremos que esta é a quarta característica – “a chave de Davi”. Vamos entender o que espiritualmente significa isso.
Vamos ler Isaias 22.15-25:
15: “Assim diz o SENHOR, o SENHOR dos Exércitos: Anda, vai ter com esse administrador, com Sebna, o mordomo, e pergunta-lhe”;
16: “Que é que tens aqui? Ou a quem tens tu aqui, para que abrisses aqui uma sepultura, lavrando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha a tua própria morada?”
17: “Eis que como homem forte o SENHOR te arrojará violentamente; agarrar-te-á com firmeza”,
18: “enrolar-te-á num invólucro e te fará rolar como uma bola para terra espaçosa; ali morrerás, e ali acabarão os carros da tua glória, ó tu, vergonha da casa do teu senhor”.
19: “Eu te lançarei fora do teu posto, e serás derribado da tua posição”.
20: “Naquele dia, chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias”,
21: “vesti-lo-ei da tua túnica, cingi-lo-ei com a tua faixa e lhe entregarei nas mãos o teu poder, e ele será como pai para os moradores de Jerusalém e para a casa de Judá”.
22: “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá”.
23: “Fincá-lo-ei como estaca em lugar firme, e ele será como um trono de honra para a casa de seu pai”.
24: “Nele, pendurarão toda a responsabilidade da casa de seu pai, a prole e os descendentes, todos os utensílios menores, desde as taças até as garrafas”.
25: “Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, a estaca que fora fincada em lugar firme será tirada, será arrancada e cairá, e a carga que nela estava se desprenderá, porque o SENHOR o disse”.
Aqui temos um sacerdote que cuidava dos tesouros da Casa de DEUS e dos utensílios do rei. Esse administrador era “Sebna”. Foi Davi quem criou essa posição para os sacerdotes. Eles tinham a função de mordomos, como aqueles que eram responsáveis pelos tesouros da Casa de DEUS. DEUS reprova “Sebna” (sig.: “crescer”) e em seu lugar Ele coloca “Eliaquim” (sig.: DEUS estabelece).
A palavra “chave” na Bíblia fala de autoridade espiritual. Espiritualmente falando podemos concluir que autoridade espiritual é para dispensar os tesouros divinos.
Portanto, a expressão “chave de Davi” fala dos dispensar das riquezas de DEUS por meio daqueles que Ele estabelece (“Eliaquim”), e não através daqueles que quere se engrandecer (“Sebna”).