O capítulo 3 de Gênesis é um dos mais importantes em toda a Palavra de DEUS. Quais são as verdades que podemos encontra nesse capítulo? Esse é um dos capítulos onde podemos ver com muita clareza a revelação do amor, da misericórdia e da graça de DEUS. Nesse capítulo podemos encontrar o plano das gerações; os fundamentos sobre os quais se apoiam muitas das principais doutrinas da nossa fé. É justamente aqui neste capítulo, que começa o grande drama que está sendo desempenhado no palco da história humana durante esses quase sete mil anos de história da humanidade. É neste capítulo que encontramos a explicação Divina da presente queda e da condição arruinada da nossa raça. Se aprofundarmos no estudo deste precioso capítulo, tomar emos conhecimento dos planos sutis do nosso inimigo, o Diabo, seu caráter destruidor e suas intensões persistentes contra o propósito eterno de Deus. Ao observarmos esta preciosa porção de Gênesis 3, podemos ver a total impotência do homem para andar no caminho da justiça, quando a graça Divina lhe é retida.
Em Gênesis 3, descobrimos os efeitos espirituais do pecado – o homem procurando fugir de DEUS. Discernimos a atitude de DEUS em direção ao pecador culpado. Aqui, registramos a tendência universal da natureza humana de cobrir sua própria vergonha moral com algo elaborado por suas próprias mãos, tentando produzir a justiça própria.
Quando estudamos a Queda em Gênesis 3, somos ensinados a respeito da graciosa provisão que DEUS tem feito para atender nossa grande necessidade – o perdão dos nosso pecados.
Nesse maravilhoso capítulo 3 de Gênesis, começa aquela maravilhosa sucessão de profecias que fluem por toda a Sagrada Escritura. A profecia da semente da mulher e do Filho varão de Apocalipse 12; a grande promessa da Bíblia, que é a vinda do redentor, que os profetas profetizaram, como por exemplo, Isaías, Miqueis e outros.
Aqui, descobrimos que o homem não pode se aproximar de DEUS, exceto por um mediador.
Portanto, estamos diante de um dos capítulos mais profundos de toda a Biblia. Alguns entendem que este é o capítulo mais trágico que existe na Palavra de Deus, porém, isso não é verdade esse capítulo nos mostra, que onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.