Celebrando Deus

Armas para Demolir Fortalezas

“As armas da nossa batalha são poderosas em Deus”

Todos temos importantes decisões de vida a fazer. Essas decisões determinam nossa eficiência em derrubar as fortalezas mencionadas na Bíblia. Deus nos deu a capacidade de destruir qualquer forte que o pirata mais poderoso já tenha construído em nossa vida. Ele nos dá armas que são “poderosas em Deus para destruir fortalezas” (2 Co 10.4). A primeira arma talvez seja a mais poderosa que você irá utilizar em toda sua vida: a oração. A oração é a grande tarefa à qual todo cristão foi chamado. Oswald Chambers escreveu: “A oração não nos equipa para as ‘obras maiores’. Ela é a maior obra de todas”.

A Bíblia declara claramente o propósito eterno de Deus para nossa vida: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho…” (Rm 8.29). O desejo do coração de Deus é que nos tornemos iguais a Jesus. Quando a paixão de nossa vida se alinha com a paixão do coração dele, podemos nos colocar de lado e ver Deus fazer coisas extraordinárias. Ele transforma o negativo em positivo, erros em acertos e fortalezas ocupadas por piratas em templos cheios do seu Espírito.

Isso nos leva à segunda arma de nossa guerra: o Espírito Santo. A oração nos dá acesso ao trono de Deus onde ele mantém todo poder e autoridade. O Espírito Santo é parte da natureza trinitária de Deus que habita em cada cristão. Ele transporta o poder do céu ao nosso coração para sermos conformes à imagem de Cristo. O apóstolo João escreveu: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4.4).

Muitos anos atrás, um grande pregador proclamou o Evangelho, e uma jovem entregou seu coração a Cristo. Ao término da reunião, o pregador perguntou à jovem: “O que você fará quando o diabo bater na porta do coração?” A jovem parou e pensou antes de responder: “Eu acho que só vou pedir para Jesus atender a porta”.

Ela compreendeu uma grande verdade bíblica. A vitória não está no nosso poder, mas no poder daquele que vive em nós. Ele é nossa força. Ele é nossa fortaleza. Ele é a rocha da nossa salvação. Ele é aquele que nos leva a vencer.

A oração nos dá acesso ao trono de Deus e nos permite tomar posse do poder e da autoridade de Cristo. O Espírito Santo habita em nós e nos dá poder para demolir as fortalezas. A oração libera o Espírito Santo para nos tornar iguais a Cristo.

 

Levar cativo todo pensamento

Paulo, o grande apóstolo, escreveu: “… não vos conformeis com este século [mundo], mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…” (Rm 12.2). Todos temos acesso a tudo de que precisamos para demolir todas as fortalezas. Contudo, ainda temos uma escolha a fazer. Devemos levar cativos todos os pensamentos à obediência de Cristo.

Quando escolhemos colocar nossa vida à disposição de Deus por meio da oração e do poder do Espírito Santo, ele renova nossa mente e reaviva nosso coração. Tornamo-nos mais parecidos com Cristo. E à medida que vemos a vitória em nossa vida, a fé vai soprar sobre nós como uma brisa gentil num dia quente e sufocante, renovando nosso coração e vida.

O coração reavivado vai, então, orar por aqueles que estão ao seu redor. Maridos e esposas, filhos e pais, irmãos e irmãs, e tios e tias vão sentir o impacto das fortalezas sendo demolidas e dos fortes sendo destruídos. Começaremos a perceber que Deus é capaz de desfazer as fortalezas em nossa vida, e isso nos dará fé para confiar nele para fazer o mesmo no coração daqueles a quem tanto amamos. Quando nos voltamos a Deus em oração, descobrimos que sua força se aperfeiçoa em nossa fraqueza (2 Co 12.9), e as paredes das fortalezas ruirão.

Adaptado e usado com permissão do livro “Praying for Your Family: An Eternal Legacy” (Orando por sua família: um legado eterno), de Sammy Tippit. Copyright 2006. Acesse www.PrayingForYourFamily.org para maiores informações sobre o livro e materiais de estudo que acompanham.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support