Celebrando Deus

Nossa Vida Está Oculta em Cristo

“Nosso viver deve ser uma constante proclamação da obra de Deus”

Vamos ler Colossenses 3.1-4:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristobuscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Qua ndo Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”.

Existem alguns termos nestes textos que são fundamentais para compreendermos a profundidade das verdades expostas aqui. Vamos com ajuda do Espírito Santo examiná-las:

1ª – “buscai” – a tradução dá a ideia de “empenhar-se por algo”, “buscar até encontrar”.

2ª – “pensai” – o sentido correto desse vocábulo de acordo com o original trás a ideia de “pensar insistentemente a respeito”, “mergulhar em meditações”.

Será que podemos ver o peso de glória que estas duas palavras têm nestes textos? O que o apóstolo Paulo está nos mostrando, é que devemos empenhar, isto é, empreender nossa força emocional, na busca pelas coisas do alto. Nossa mente deve insistir nisto; esta é a ideia aqui.

Ainda, quero te mostrar algo muito precioso nestes textos. Veja duas preposições que estão no versículo 3:

“vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”.

Estas preposições foram muito cuidadosamente sopradas aqui pelo Espírito Santo. Examinemos cada uma delas e vejamos suas implicações espirituais:

com Cristo” – denota “uma relação de união”.

“em Deus” – a ideia aqui é de “descanso”.

Estas duas preposições estão aqui para nos explicar a frase: “vossa vida está oculta”. Quando estudamos o vocábulo “oculta” no Novo Testamento, descobrimos que ela ocorre quinze vezes. Espiritualmente falando, geralmente a primeira menção de uma palavra na Bíblia, estabelece o seu princípio espiritual. Portanto, quando se estuda esta palavra, vemos a sua primeira menção em Mateus 5.14, onde diz:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”.

Embora, nossa vida esteja oculta com Cristo, ela não pode ser escondida. Temos que refletir aquilo que Cristo é, e está fazendo em nós. Nossa união com Cristo é o ponto alto da edificação da Igreja do Senhor Jesus. Não podemos ocultar a realidade espiritual desta gloriosa obra de Deus em nossa vida. Nossa vida deve expressar o testemunho da edificação espiritual. Nosso viver deve ser uma constante proclamação do trabalho de Deus.