Celebrando Deus

O Batismo do Espírito

O derramamento do Espírito aconteceu do céu, um mistério divino e oculto.

Houve duas coisas que João Batista pregou a respeito da pessoa de Cristo. Primeiro que Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e, segundo, que Ele batizaria Seus discípulos com o Espírito Santo e com fogo.

O sangue do Cordeiro e o batismo do Espírito eram as duas verdades centrais de seu credo e pregação. Elas são, de fato, inseparáveis. A Igreja não pode realizar sua obra em poder, nem o seu Senhor exaltado pode ser glorificado nela a menos que o sangue como a pedra fundamental e o Espírito como a pedra angular sejam plenamente pregados. Isto nem sempre tem sido feito, mesmo entre aqueles que de todo o coração aceitam as Escrituras como seu guia. A pregação do Cordeiro de Deus, Seu sofrimento, expiação, perdão e a paz através d´Ele são mais facilmente compreendidos e mais prontamente influenciam nossos sentimentos do que a verdade espiritual do batismo, habitação e liderança do Espírito Santo. O derramamento do sangue de Cristo aconteceu na Terra; foi algo visível e evidente e, em virtude dos sinais, completamente inteligível.

O derramamento do Espírito aconteceu do céu, um mistério divino e oculto. O derramar do sangue foi para os impiedosos e rebeldes; o dom do Espírito, para o obediente e amoroso discípulo. Não é de admirar que a Igreja, frequentemente deficiente em amor e obediência, considere mais difícil receber a verdade do batismo do Espírito do que a da redenção e perdão. E ainda assim, Deus não desejava isso.

A promessa do Antigo Testamento fala do Espírito de Deus dentro de nós. O precursor (João Batista) seguiu a mesma linha e não pregou o Cordeiro remidor sem deixar de nos dizer até onde chegaria nossa redenção e como o supremo propósito de Deus seria cumprido em nós. O pecado trouxe não somente culpa e condenação, mas degeneração e morte. Incorreu não somente na perda do favor de Deus, como também nos fez inadequados para a comunhão divina. Sem comunhão, o Amor que criou o homem não poderia estar satisfeito. Deus nos queria para Ele mesmo – nosso coração, afetos, personalidade íntima e nosso verdadeiro ser – uma morada para Seu amor, um templo para Seu louvor. A pregação de João incluiu tanto o começo como o fim da redenção: o sangue do Cordeiro foi para purificar o templo de Deus e restaurar o Seu trono dentro do coração. Somente o batismo no Espírito Santo e Sua plena habitação podem satisfazer o coração de Deus e do homem. Jesus daria somente aquilo que recebeu. Porque o Espírito pousou n´Ele quando foi batizado, Ele poderia batizar com o Espírito. O Espírito descendo e habitando n´Ele significava que Ele havia nascido do Espírito Santo; no poder do Espírito havia crescido; havia entrado na humanidade livre de pecado, e agora havia vindo a João para cumprir toda a lei da justiça pela submissão ao batismo de arrependimento, apesar de não haver pecado. Como recompensa por Sua obediência, Ele teve o selo de aprovação do Pai. Ele recebeu uma nova comunicação do poder da vida celestial. Além daquilo que Ele já havia experimentado, a presença e o poder residente do Pai tomaram posse d´Ele e O equiparam para Sua obra. A liderança e o poder do Espírito se tornaram Seus de maneira mais consciente do que antes (Lc 4.1,14,22); Ele estava agora ungido com o Espírito Santo e com poder.

Apesar de batizado, Ele ainda não podia batizar outros. Primeiro, no poder de Seu batismo, Ele deveria enfrentar a tentação e vencê-la. Ele teria que aprender a obediência e sofrimento e, através do Espírito eterno, oferecer-se a Si mesmo como sacrifício a Deus e à Sua vontade – somente então Ele receberia o Espírito Santo como recompensa da Sua obediência (At 2.33) com o poder de batizar todos os que pertencem a Ele. A vida de Jesus ensina-nos o que é o batismo do Espírito. É mais do que a graça pela qual nos voltamos para Deus, somos salvos e buscamos viver como filhos de Deus. Quando Jesus lembrou Seus discípulos da profecia de João (At 1.4-5), eles já eram participantes da graça. O batismo com o Espírito significava algo mais. Seria a presença consciente do Senhor glorificado descendo dos céus para habitar em seus corações. Seria a participação deles no poder de Sua nova vida. Era um batismo de regozijo e poder. Tudo o que eles haveriam de receber em sabedoria, coragem e santidade tinha suas raízes nisso: o que o Espírito foi para Jesus quando Ele foi batizado, o vínculo vivo com o poder e a presença do Pai, Ele seria para os discípulos. Através do Espírito, o Filho manifestaria

a si mesmo, e o Pai e o Filho fariam morada neles. “Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (Jo 1.33). Esta palavra é para nós assim como foi para João. Para sabermos o que significa o batismo do Espírito e como haveremos de recebê-lo, devemos olhar para Aquele sobre quem o Espírito desceu e pousou. Devemos ver Jesus batizado com o Espírito Santo. Ele necessitava desse batismo, foi preparado e rendeu-se a ele. Foi através do poder do Espírito Santo que Ele deu Sua vida e então ressuscitou dos mortos. O que Jesus tem a nos dar, Ele primeiramente recebeu e pessoalmente apropriou-se; o que Ele recebeu e ganhou para Si mesmo foi totalmente para nosso benefício. Permita, então, que Ele lhe dê esta dádiva.

Fonte: O Mensageiro das Boas Novas – Ano XVI – No 227
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support