Celebrando Deus

O Carneiro da Consagração

“Cristo nesse aspecto especial de Sua vida para com o Pai, a saber, Sua devoção para com a vontade de Deus”
LEITURA: Levítico 8:6,10-15,22-24,30.

Conectado com a separação da companhia sacerdotal, haviam dois carneiros, o carneiro do holocausto (versículo 8) e o carneiro da consagração (versículo 22). É sobre o carneiro da consagração que uma breve palavra será dita neste momento.

O carneiro da consagração, com o qual Arão e seus filhos eram identificados pela imposição de suas mãos sobre sua cabeça, representa Cristo nesse aspecto especial de Sua vida para com o Pai, a saber, Sua devoção para com a vontade de Deus – um Carneiro da Consagração. “Eis-me aqui… para fazer, ó Deus, a tua vontade”; “sempre faço o que é do Seu agrado”; “Minha comida é fazer a vontade Daquele que me enviou, e completar a Sua obra”. Essas são palavras que nos mostram o relacionamento interior entre o Filho e o Pai, e nos dão o motivo da Sua vida, aquilo que completamente governou o Senhor. Um fogo O consumiu, mesmo o realizar da vontade de Deus; uma completa devoção para com a vontade do Pai, de modo que pudesse dizer, “E por eles me santifico”.

Os que estavam formando a companhia sacerdotal punham suas mãos sobre o carneiro da consagração, e então era degolado, e, como resultado, o sangue desse carneiro era tomado e colocado na orelha direita, no polegar direito, e no pé direito, significando, como é evidente, que esta companhia sacerdotal era entregue inteiramente para o Senhor, para ser governada por Ele somente. Em primeiro lugar, eles eram para ser governados somente pelo que o Senhor dizia. Em segundo lugar, tudo que devia ser feito era para ser governado pela direção do Senhor – a mão, o símbolo do serviço; uma obra para vir totalmente sob o governo da vontade do Senhor. Em terceiro lugar, o pé, o grande pé, falava de movimento, idas e vindas, tudo para ser na vontade de Deus. O sangue do carneiro da consagração controlava tudo.

Tudo isto é bem conhecido e entendido, mas tem sua própria aplicação especial para nós numa hora como esta, na qual vivemos. O Senhor tem falado muitas coisas para nós nestas meditações e a questão para nós está no que se entende por este carneiro da consagração; que devemos dar ouvidos à expressa e revelada vontade de Deus; que devemos entregar a mão para fazer dessa vontade de Deus nosso assunto da vida, e que devemos entregar nosso caminhar, nossas saídas, doravante diretamente para o caminho dessa vontade conforme tem se tornado conhecida por nós. Assim é a companhia que o Senhor procura ter; o homem todo, a vida toda na vontade de Deus.

O padrão é Cristo. Ele é a medida. Aqui está um carneiro inteiramente entregue ao Senhor, falando de Cristo e a entrega total da Sua devoção ao Pai. A palavra governante é: “como também Cristo”. União com Cristo em vida, em comunhão, significa que a devoção de Cristo ao Pai é para ser o padrão e medida de nossa devoção. Certamente isso nos leva até o fim. Temos no coração estender nossas mãos e colocá-las, como se fosse, sobre Sua cabeça, e tornarmos um, identificados com Ele na Sua devoção para com a vontade de Deus. “Ele morreu por todos”, diz o Apóstolo, “para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles, e ressuscitou”. Falamos muito acerca da identificação com Cristo, mas precisamos perceber que quando vemos isso, sem a menor reserva, Ele se abandonou para a vontade de Deus até a última medida do maior custo possível, estamos olhando para a medida verdadeira da consagração; porque “qual ele é, somos nós também nesta terra”.

Aqui você tem algo mais do que identificação com Cristo como o Portador de pecados. Isso aconteceu previamente no holocausto e na oferta pelo pecado. Temos talvez, muito alegremente, colocado nossas mãos sobre Sua cabeça nessa capacidade. Temos muito alegremente aceito a identificação com Cristo como nosso Portador de pecados. Isso é uma coisa, mas essa é outra. Nos regozijamos de que Ele carregou nossos pecados no Seu corpo no madeiro, e agora no que se segue, chegamos até um outro aspecto, para o lado vivo da identificação com Cristo. É aqui onde a vontade de Deus em sua plenitude e totalidade é avistada; Cristo, o Carneiro da Consagração, Seu sangue sobre nós, nossas mãos sobre Ele.

Você repara como em tudo esta companhia consagrada e sacerdotal eram um com o que se fala de Cristo, um com o altar. O mesmo sangue, como era colocado sobre o altar era colocado sobre eles (versículo 30). Eles eram um com o altar, um com a Cruz. Moisés aspergia o tabernáculo e o povo. Eles eram um com o tabernáculo, um com a casa de Deus. Eles eram um com a unção do Espírito, pela qual tudo é feito um. O azeite da unção e o sangue eram aspergidos sobre tudo, incluindo eles mesmos, e esse azeite e esse sangue faz uma unidade de tudo – altar, casa, vestiduras, pessoas.

É tudo por motivo de um sangue, um Espírito. Tudo isso é chamado consagração; isto é, fazer completamente do Senhor.

Devemos reconhecer isso, se em algum sentido entendemos que temos nos entregado a Cristo, somos unidos com Cristo. Envolve e carrega consigo isto, que toda a vontade do Pai é para governar cada parte de nossas vidas; não apenas que sejamos salvos do pecado, mas que sejamos consagrados para o Senhor.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support