Salmo 8.4-6
“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste”.
É importante que examinemos três pontos fundamentais nestes versículos supracitados, pois este Salmo descreve o propósito eterno de Deus nos capítulos 1 e 2 de Gênesis. Davi ignora propositadamente os acontecimentos de Gênesis 3, e nos mostra o pensamento elevado de Deus acerca do homem que Ele criou a imagem do Seu Filho. Vejamos os detalhes apresentados nestes textos acima:
1º.“Quando contemplo” – o sentido desta frase no hebraico é “olhar intencionalmente com o propósito de discernir ou distinguir”.
2º.“que é o homem, que dele te lembres?” – temos um termo muito significativo aqui – “lembres” que transmite a ideia de algo que estava no pensamento de Deus. No original hebraico encontramos um termo genérico; porém, quando analisamos alguns textos, podemos encontrar aquilo que pode melhor traduzir o que esta palavra re presenta, como por exemplo, Salmo 25.6:
“Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade”.
A aplicação do termo “lembres” dá-nos o conceito de que este “homem” do versículo 4 do Salmo 8, era algo que estava no pensamento de Deus desde a eternidade passada. A descrição mais aproximada é esta: “quem é este homem, que ocupava teus pensamentos desde a eternidade?”.
3º.“de glória e de honra o coroaste” – o homem segundo o pensamento eterno de Deus, era um homem adornado pela glória. A tradução da expressão “coroastes” é “cercar”. Nos Salmos 110 versículo 3 foi traduzindo como: “santos ornamentos”. A glória e a honra eram os santos ornamentos do homem segundo o pensamento de Deus.
4º.“deste lhe domínio” – a ênfase aqui é de “governo”, “reino”.
No livro de Apocalipse 21.2, temos a palavra “adornada” que trás consigo a ideia de “honra” e “governo”, vejamos:
Ap 21.2: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.
Quando João tem a visão da Nova Jerusalém ele vê algo muito significativo do trabalho de Cristo na Sua Igreja. Ele vê “a cidade santa… adornada para seu esposo”. A palavra “adornada” trás a ideia de “embelezar com honra”. O vocábulo usado aqui é kosmeo que vem de kosmos que significa: “uma organização ou constituição apta e harmoniosa”. Temos duas ideias aqui: honra e governo como vemos no Salmo 8.4-6.
Não podemos refletir sobre a Nova Jerusalém sem avaliarmos estas duas gloriosas palavras – “honra” e “governo”. A primeira tem a ver com o reflexo transmissível da Pessoa e da obra de Cristo, e a segunda, toca nossa responsabilidade.