Celebrando Deus

O Homem Celestial da Nova Criação

Salmo 8.4-6

“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste”.

É importante que examinemos três pontos fundamentais nestes versículos supracitados, pois este Salmo descreve o propósito eterno de Deus nos capítulos 1 e 2 de Gênesis. Davi ignora propositadamente os acontecimentos de Gênesis 3, e nos mostra o pensamento elevado de Deus acerca do homem que Ele criou a imagem do Seu Filho. Vejamos os detalhes apresentados nestes textos acima:

1º.“Quando contemplo” – o sentido desta frase no hebraico é “olhar intencionalmente com o propósito de discernir ou distinguir”.

2º.“que é o homem, que dele te lembres?” – temos um termo muito significativo aqui – “lembres” que transmite a ideia de algo que estava no pensamento de Deus. No original hebraico encontramos um termo genérico; porém, quando analisamos alguns textos, podemos encontrar aquilo que pode melhor traduzir o que esta palavra re presenta, como por exemplo, Salmo 25.6:     ­

Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade”.

A aplicação do termo “lembres” dá-nos o conceito de que este “homem”  do versículo 4 do Salmo 8, era algo que estava no pensamento de Deus desde a eternidade passada. A descrição mais aproximada é esta: “quem é este homem, que ocupava teus pensamentos desde a eternidade?”.

3º.“de glória e de honra o coroaste” – o homem segundo o pensamento eterno de Deus, era um homem adornado pela glória. A tradução da expressão “coroastes” é “cercar”. Nos Salmos 110 versículo 3 foi traduzindo como: “santos ornamentos”. A glória e a honra eram os santos ornamentos do homem segundo o pensamento de Deus.

4º.“deste lhe domínio” – a ênfase aqui é de “governo”, “reino”.

No livro de Apocalipse 21.2, temos a palavra “adornada” que trás consigo a ideia de “honra” e “governo”, vejamos:

Ap 21.2: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

Quando João tem a visão da Nova Jerusalém ele vê algo muito significativo do trabalho de Cristo na Sua Igreja. Ele vê “a cidade santa… adornada para seu esposo”. A palavra “adornada” trás a ideia de “embelezar com honra”. O vocábulo usado aqui é kosmeo que vem de kosmos que significa: “uma organização ou constituição apta e harmoniosa”. Temos duas ideias aqui: honra e governo como vemos no Salmo 8.4-6.

Não podemos refletir sobre a Nova Jerusalém sem avaliarmos estas duas gloriosas palavras – “honra” e “governo”. A primeira tem a ver com o reflexo transmissível da Pessoa e da obra de Cristo, e a segunda, toca nossa responsabilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support