O significado dos nomes de cada um dos espias que foram a terra de Canaã – Número 13.1-16:
• Samua – Fama – A aqueles que buscam ter proeminência, ser reconhecidas, renomadas.
• Safate – Crítica – Pessoas negativas, que sempre veem um motivo para poder ridicularizar, criticar, desdenhar.
• Jigeal – Vingança – Pessoas vingativas, pessoas amargas, que não perdoam.
• Palti – Renúncia – Pessoas que sempre estão dispostas a desprezar, a abandonar as coisas boas que recebem. Renúncia nesse contexto tem um sentido negativo, e não positivo; refere-se às pessoas que nunca estão dispostas a seguir até ao fim, mas sempre procuram abrir mão das coisas boas.
• Gadiel – Fortuna – Pessoas que vivem somente em função do dinheiro. São escravas do dinheiro, escravas pela compulsão de ter mais. Toda a vida cristã dessas pessoas gira em torno da busca pelo poder ou pelo ter.
• Gadi – Afortunado – Esse é outro significado que também não tem sentido positivo aqui, mas negativo. Pessoas que se julgam melhores do que as outras, que acham que estão acima das outras.
• Amiel – Povo forte – Também não tem sentido positivo, mas negativo, assim como eram aquelas fortalezas que eles viram em Canaã. São pessoas que possuem uma visão megalomaníaca.
• Setur – Escondido – Pessoas que estão enterrando, estão escondendo os valores espirituais que Deus tem depositado na suas vidas; pessoas que sempre procuram viver por detrás das outras, que não estão dispostas a riscar as suas almas em favor, em função do Evangelho.
• Nabi – Covardia – Covarde é uma pessoa na qual você nunca pode confiar. O covarde é alguém que nunca vai até ao fim, que sempre está à disposição para negar ao Senhor.
• Geuel – Orgulho – Essa é a palavra que revela o caráter da soberba, da autoconfiança e da auto dependência.
Estes nomes trazem a luz, a incontestável revelação da natureza do fracasso. Daqueles que jamais poderão combater o bom combate e terminar a carreira.
O que está evidente, não é apenas as características dos que fracassam, mas daqueles que não herdarão Canaã.
Canaã nos fala das profundezas de Cristo e das insondáveis riquezas que há em Cristo. Essa é a nossa herança em Deus!
Minha viva esperança é que Deus, pela Palavra, te revele a real importância de tudo isso.
Só o Senhor para poder lhe ajudar, abrindo os seus olhos, e te conduzindo a ter uma vida cheia de cuidados em relação à vontade de Deus, à Palavra de Deus e Seu eterno propósito.
Que Ele lhe abençoe; que Ele ganhe o seu coração. Que o Espírito de Deus te leve a LUTAR O BOM COMBATE, FIRMADO NA PALAVRA DE DEUS e nunca se acovardar!