Celebrando Deus

O Significado Espiritual da Circuncisão

“Não Confiar na Carne”

No versículo 10 de Gênesis 17 o SENHOR diz: “Esta é a aliança, que guardareis, entre mim e vós e a tua semente depois de ti: todo o macho dentre vós será circuncidado”. A circuncisão é a marca do povo de DEUS. A circuncisão fala do testemunho do povo de DEUS.

No versículo 14 o SENHOR diz a Abraão: “O incircunciso que não for circuncidado na carne do seu prepúcio, essa alma será cortada do seu povo; quebrou a minha aliança.”

O que é a circuncisão? Para respondermos a essa pergunta, temos que ler duas passagens no Novo Testamento:

Cl 2.11: “Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de CRISTO”.

Fp 3.3: “Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a DEUS no ESPÍRITO, e nos gloriamos em CRISTO JESUS, e não confiamos na carne”.

Em síntese, circuncisão é a remoção da nossa carne. Espiritualmente falando, os circuncisos são aqueles que não confiam em suas forças carnais. Se a carne não For tratada o cristão não desfrutará as bênçãos da aliança de DEUS.

Na experiência de Abraão vemos um aspecto da nossa carne que mui sutilmente nos engana. Geralmente os cristãos conhecem a carne no aspecto pecaminoso; mas a carne que tenta agradar a DEUS como foi na experiência de Abraão, quando gerou Ismael, muitos cristãos não conhecem. A circuncisão trata com a carne que tenta agradar a DEUS; a carne que tenta fazer a vontade de DEUS.

O sinal mais evidente com a carne intocada é a nossa autoconfiança.

DEUS levou Abraão ver que aquilo que ele estava fazendo há treze anos estava errado, pois isso houve a necessidade do trabalhar da cruz.

O problema espiritual de Abraão era que ele tinha uma fé misturada com carne, e o resultado disso foi Ismael.