Celebrando Deus

Princípios Fundamentais para Interpretação da Palavra de Deus

Campbell Morgan nos ensina seus métodos de estudo e interpretação da Palavra.

Veja 4 pontos fundamentais para o estudo, interpretação e aplicação das Sagradas Escrituras:

Interpreto o texto em quatro estágios:

1- Pesquisa do tema

Procuro descobrir o tema ou o assunto do texto que vou pregar lendo o texto repetidas vezes até a minha mente ficar familiarizada com a passagem. Depois leio o contexto e se for possível o livro todo para entender a mente do autor e o que ele estava querendo dizer (Conta-se que quando o doutor Morgan foi fazer a exegese de Exodo, leu o livro mais de 40 vezes )

2- Apresentação do tema com uma frase em destaque

Depois que escolho o tema, procuro apresentá-lo com uma frase marcante par que aos ouvidos da congregação gravem a ideia central do texto e do sermão. Nesse ponto . Procuro descobrir as principais doutrinas, conselhos, avisos ou mandamentos que se encontram na passagem e condensá-los em poucas palavras.

3- Divisões e desenvolvimento do tema

Nesta fase, começo a explorar as divisões que fiz e desenvolvê-las sempre procurando ficar perto do texto e as vezes usando textos paralelos com a mesma idéia e a mesma mensagem

4- Dissecar o texto

Agora eu ajo como um médico legista, que vou abrindo cada parte do tecido textual para identificar todas as mensagens que eu possa extrair, olhando os termos, o contexto e para então aplicar a conclusão, que deve sempre desafiar o ouvinte em responder para si mesmo as questões do texto e aplicar em sua própria vida o que o Senhor requerer.

G. Campbell Morgan serviu na capela de Westmisnter em Londres. Morreu em 16 de Maio de 1945 depois de 67 anos de ministério.