Celebrando Deus

A Luta de Jacó com Deus

…E lutou com ele um homem até o romper do dia

A nossa carne insensata gosta de textos como este que exaltam a nossa capacidade e força diante de Deus. E, sobretudo, quando somos motivados pelos ensinos daqueles que dizem que a nossa oração pode vencer a Deus. Se fizermos uma vigília de uma noite inteira –dizem– podemos obter que ele cumpra o que desejamos. Se andarmos assim, demonstramos que somos mais que prevaricadores e que não conhecemos o Deus Soberano. “Lembrai-vos disto, e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as co isas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade” (Is. 46:8-10).

O texto da passagem de Jacó pelo vale de Jaboque é o tempo que Deus vem a nós para realizar aquilo que ele deseja, independentemente da nossa vontade. Deus sempre falou com Jacó, mas ele sempre foi tardio em ouvir e sempre lutou contra a vontade de Deus. Jacó sempre quis estabelecer a sua própria vontade, e assim também ocorre conosco.

Ele sempre quis fazer prevalecer a sua vontade de trapaceiro –porque isso é o que quer dizer “Jacó”– seja no roubo da bênção da primogenitura, seja na aquisição da sua esposa por meio do trabalho, seja na fuga da ira do seu irmão. Toda a vida de Jacó foi uma luta para fazer prevalecer a sua vontade. Jacó é a nossa figura como pecador que resiste a Soberania, a Graça, a Bondade, a Misericórdia, e o chamamento de Deus.

Até aquele momento na passagem do vale de Jaboque –que quer dizer “luta”– ele sempre resistiu a vontade de Deus. No vale de Jaboque chegou o momento de Jacó conhecer aquele que o tinha escolhido desde o ventre de sua mãe. (Rom. 9:11-13). Deus teve que lutar com Jacó para que ele deixasse de lutar a favor de si mesmo. Tanto é assim, que mesmo Deus lutando com ele, ele ainda prevalecia. “E quando o homem viu que não podia com ele, tocou na juntura da sua coxa, e se desconjuntou a coxa de Jacó enquanto com ele lutava” (Gn. 32:25).

Aquele era o momento em que Jacó deveria deixar de lutar e receber a graça do Filho do Homem, Jesus, que lutou por nós e venceu. Lutamos toda a nossa vida e não sabemos que a nossa luta é contra Deus. Nossa luta só terminará quando vier o próprio Deus e tirar toda a nossa força; do contrário continuaremos resistindo (ver Atos 9:4-6).

Jacó foi mudado para Israel depois disso. Ele foi abençoado por Deus, fazendo-lhe uma nova criatura. Não mais um trapaceiro, mas aquele que anda com Deus e conhece a Deus. Precisamos deixar de lutar e nos humilhar debaixo da sua potente mão. A nossa necessidade não é lutar, mas sim conhecer a Deus e a Jesus Cristo que é a nossa vida eterna (João 17:3).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support