Celebrando Deus

O Caminho Para a Piedade

“Conhecer a Cristo, Ganhar a Cristo e Ser Achado em Cristo”

Das quinze ocorrências da palavra eusebéia (“piedade”) no Novo Testamento, nove se encontram nestas duas cartas a Timóteo (1 Tm 2.2; 3.16; 4.7,8; 6.3,5,6; 2 Tm 3.5). Lendo cada um destes textos, podemos perceber com cristalina nitidez que este termo é um grande conceito especialmente em 1ª Timóteo.

O sentido básico é de temor, reverência e amor a Deus. Na linguagem neotestamentária é uma Theosebeia com uso exclusivo no relacionamento com Deus, porque no contexto secular do mundo antigo expressava a reverência que se tinha as autoridades e aos pais. É importante atentar ao caráter pessoal que Paulo dá a esta palavra, porque ás vezes, os escritores dão a ela um sentido mais formal para descrever religião.

Na Epístola aos Filipenses capítulo 3 e os versículos 8 e 9 podemos encontramos três frases que nos ensinam o verdadeiro sentido daquilo que espiritualmente significa Piedade:

“Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele…”.

Encontramos aqui três princípios fundamentais para desenvolvermos a vida cristã Piedosa:

– Conhecer a Cristo

– Ganhar a Cristo

– Ser achado em Cristo

Creio firmemente que nunca poderemos viver realmente a vida cristã, se ignorarmos estes princípios.

A primeira verdade que desejo ressaltar é que aqui, o apóstolo não esta descrevendo somente o que caracterizava sua vida, mas também a o que deve ser característico a todos nós. Estes três pilares, me permita colocar assim, caracterizam toda nossa vida cristã. Nada pode ser peculiar a nossa vida espiritual que não sejam estes três fundamentos: conhecer, ganhar e ser achado em Cristo. É de vital importância para nossa saúde espiritual que compreendamos este ponto. Poderíamos destacar a Oração e a Palavra como princípios essenciais para uma vida piedosa; porém, a Oração e a Palavra não terá efeito nenhum se nós não atentarmos decididamente a compreender o que significa em nosso viver diário estes três fundamentos.

O segundo ponto que desejo colocar é que a vida cristã tem como base o relacionamento com a Pessoa de Cristo. Conhecer Cristo é a base da vida cristã. A vida espiritual de Paulo começou quando no caminho de Damasco Ele conheceu esta bendita Pessoa. Ele perguntou: “Quem és tu Senhor” – (At 6.5), e a resposta foi: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Sem o conhecimento de Cristo não há vida cristã. Toda experiência espiritual que desejarmos ter deve ser derivada do conhecimento desta bendita Pessoa. A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: o conhecimento de Cristo e nossa experiência com Ele, nos fez perder todas as coisas? Será que existe algo em minha vida que impede que eu ganhe completamente a Cristo? Não se esqueça que a nossa maior necessidade é conhecer a Cristo! Este conhecimento não é puramente um conhecimento teológico religioso, e sim um conhecimento experimental. Um conhecimento baseado na experiência.

Há ainda um terceiro ponto que quero compartilhar com você a partir da leitura destes textos. O conhecimento de Cristo é uma experiência ascencional. No capítulo 3 de Filipenses, o apóstolo Paulo diz:

prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – (v.14).

Que passagem tremenda! Preste atenção na palavra “prossigo”, porque este é um termo muito rico usado por Paulo aqui. A tradução desta palavra nos dá duas ideias interessantes: 1ª)“procurar ansiosamente”; 2ª) “esforçar-se com todo o empenho para adquirir”. Estas duas descrições nos mostram que se Cristo é nossa busca constante, há em nós uma ansiedade continua de conhecê-Lo mais, e, portanto, não hesitaremos, e persistiremos em alcançá-Lo cada dia mais e mais para nosso inteiro desfrute.

Ainda, quero que você note a parte “b” do versículo 12, porque ai está uma extraordinária base contextual, que lançará mais luz sobre o versículo 14:

“… mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.

Gosto muito como Eugene Peterson na Versão da Bíblia, a Mensagem, descreve essa parte: “prossigo para Cristo, que me alcançou de uma forma impressionante”. Uma forma impressionante, é como podemos descrever o sentido desta expressão: “prossigo”.

Prosseguindo, Paulo diz:

“… alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

O “Alvo” é o “prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Que “prêmio” é este? Se estudarmos os versículos 4 a 10 deste capítulo 4 da epístola aos Filipenses, poderemos ver que o que Paulo persistia com todo empenho era ganhar a Cristo e ser achado Nele. Esta era a vocação ascencional. Um argumento muito forte para esse pensamento está na palavra “soberana”. O termo no original é ano que nos fala das “coisas do alto”, ou “ascensional”. Colossenses 3 e os versículos 1 e 2 podemos encontrar essa p alavra:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Ai está algo precioso que ilustra o que é a piedade em seu sentido espiritual. Piedade tem a ver com a vida cristã em um plano mais elevado; não é meramente uma experiência religiosa; segundo o ensino do Novo Testamento é muito mais que isso. Tem a ver com um viver relacional com a Pessoa do Filho de Deus.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support