Celebrando Deus

O Senhor Busca a Si Mesmo

“Esta verdade percorrerá toda a história da igreja” – 1ª PARTE

O Senhor procura realidade e condena toda aparência em seus seguidores; buscará a si mesmo e ao mesmo tempo julgará tudo que não seja Seu nos seus. Nosso Senhor Jesus Cristo, naquela longa noite que poderíamos chamar ‘de despedida’, quando lavou os pés dos seus discípulos e ceou com eles, procurou atrair a atenção para a Sua pessoa, em especial quando eles interrogaram ao Mestre.

Os discípulos perguntam

Pedro faz uma pergunta emocional (João 13:37). Em João capítulo 14, Tomé, Felipe e Judas (não o Iscariotes) fazem perguntas mais racionais, que revelam sua precária compreensão a respeito da maravilhosa Pessoa que tinham em sua frente.

Tomé faz uma pergunta objetiva: «Senhor, não sabemos para onde vais; como, pois, podemos saber o caminho?» (14:5). Felipe libera um desejo que lhe queima: «Senhor, nos mostre o Pai, e nos basta», como se confessasse: «Não conseguimos compreender as suas palavras, mas se pudermos ver a Deus, isso nos bastaria». E Judas diz: «Como é que te manifestarás a nós, e não ao mundo?»(14:22).

O Senhor responde com serenidade, e seguramente as suas respostas deixaram ainda mais perplexos aos já desconcertados discípulos: «Eu sou o caminho…aquele que vê a mim , vê o Pai…viremos a ele e faremos morada com ele».

Cada resposta apontava para um só objetivo: aquele que o conheceram como o centro dos planos divinos; que, sem ele, jamais conheceriam o Deus vivo e verdadeiro e que apenas através de Sua pessoa eles (e nós) poderíamos agradar a Deus. Ou seja, o mestre dirigiu os seus pensamentos para si mesmo, à bendita realidade de sua pessoa.

Os discípulos estavam diante de uma realidade desconhecida. Como era possível que o caminho, a verdade e a vida fosse uma pessoa e não uma forma de doutrina ou prática religiosa? Tinham diante deles um homem de carne e osso que afirmava ter morando dentro de si ao Pai, ou seja, o próprio Deus eterno. Mais até, ouviram a promessa de que seriam eles mesmos «habitados» pelo Pai e o Filho – «viremos…e moraremos com ele» diz o Mestre.

A mensagem é tão firme que a repete uma e outra vez. «Separados de mim, nada podeis fazer(15:5)…Permanecei em mim…Quando vier o Consolador, ele dará testemunho de mim». Finalmente, em sua oração sacerdotal, o Senhor reitera: «Eu neles e tu em mim…» (João 17: 23), confirmando que, sem ele, nenhum propósito seria possível.

Então, não é estranho o título da presente mensagem. O Senhor procurará esta mesma realidade em seus seguidores; buscará a si mesmo e ao mesmo tempo julgará tudo que não seja Seu nos seus. Esta verdade percorreu toda a história da igreja até os nossos dias, e mais ainda, quando solenemente todos devemos comparecer diante do Seu tribunal (2ª Cor. 5:10).

Cristo, é encontrado?

Hoje, o Senhor busca a si mesmo em nós. Se não se encontrar, é porque de alguma maneira temos nos equivocado do caminho. O restante dos homens encontram em nós a Cristo ou só tocam nossas formas e costumes religiosos?

O apóstolo Paulo, compreendendo muito bem esta verdade, confronta firmemente aos Gálatas:«meus filhinhos, por quem torno a sofrer dores de parto, até que Cristo seja (plenamente) formado em vós» (Gál. 4:19). Se isto não se cumprir em cada um de nós, se tão somente guardarmos uma série de mandamentos externos, se nos impuserem ou nos auto impusermos uma forma de vida piedosa e práticas inovadoras de religião externa, nada obtivemos. Se Cristo não é encontrado em nós, somos apenas uma religião.

A medida do Senhor não pode ser rebaixada a considerações humanas. Ele não se impressiona com os bons planos e propósitos nascidos na mente do homem. Muitas correntes e práticas religiosas ocupam hoje a atenção, e distraem a muitas pessoas do Senhor. Mas para Ele só importa uma coisa: quanto de Sua pessoa pode ser encontrado em nós.

Buscando-se em sua igreja

«Eu sou o Alfa e a Ômega, o primeiro e o último. Escreve em um livro o que vê, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. E me voltei para ver a voz que falava comigo; e voltado, vi sete castiçais de ouro, e no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem» (Apoc. 1:11-13).

O Senhor está no meio dos sete castiçais, no meio das sete igrejas. Quando fala com a igreja em Éfeso, lhe diz que ele é quem tem as sete estrelas em sua mão direita. Ele tem em sua mão as sete igrejas, e ele anda no meio dos sete castiçais de ouro. Por que ele anda? O que o Senhor está procurando no meio deste andar entre os castiçais?

Um castiçal é uma lâmpada, e uma lâmpada que não ilumina, não serve para nada. As lâmpadas existem para dar luz. «Eu sou a luz do mundo» disse o Senhor. E, se as lâmpadas forem iluminar, cada castiçal tem que ter a Sua luz. Quando busca que as lâmpadas brilhem, ele está buscando a sua própria luz.

O Senhor busca a si mesmo; ele está procurando algo dele, porque ele veio para habitar em nossos corações. Quanto dele está se expressando através de nós? Isso é o que ele procura nas sete igrejas.

(CONTINUA NA 2ª PARTE)

Fonte: Rev. Águas Vivas-Ano 14•N°69•Jan-Fev-Mar-2013
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support