Celebrando Deus

O Significado Persistente de Pentecostes

A base de tudo no dia de Pentecostes está centrado Na entronização do Senhor Jesus no céu” 1ª PARTE

Leituras: Atos 2:1-36; Isaías: 9:6; Mateo: 16:28; Atos 2:34; 1 Coríntios: 15:25

Atos é proeminentemente um livro de princípios, e é justamente aqui que tantas vezes erramos em procurar a repetição da forma pela qual esses princípios foram expressos; formas de expressão mudam, mas os princípios permanecem.

Embora o Senhor possa fazer algo fresco, Ele não vai necessariamente usar a mesma forma, mas Ele vai fazê-lo nos mesmos princípios, estes princípios são eternos, imutáveis​​, eles permanecem para sempre.

Estamos muitas vezes querendo uma repetição de Pentecostes na forma que foram de aquela vez, de manifestações e demonstrações exteriores. O Senhor vai fazer uma coisa nova, e, coisas básicas para Sua atividade daquela ocasião, serão fundamentais para Sua atividade sempre. Princípios, e não formas, são as coisas para as quais estamos a olhar.

A base de tudo no dia de Pentecostes, está centrado e relacionado a uma coisa, a entronização do Senhor Jesus no céu, na virtude plena de Seu triunfo universal. Até agora seu triunfo universal não chegou ao seu fim completo: “Assenta-te à minha direita ATÉ que …” (Salmo 110:1). Ele fica lá em virtude de Seu triunfo universal, e o triunfo neste tempo está a operar para a sua conclusão, “até que …”

1 Coríntios. 15:25,26: “Porque convém que Ele reine até que haja posto todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés, o último inimigo a ser destruído é a morte.”. “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Ele deve reinar até – Seu reinado já começou!

Tudo o que aconteceu no dia de Pentecostes se centralizou nisso, e se relacionou a essa entronização do FILHO DO HOMEM.

Atos 2:22, 32-36: “Varões de Israel, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, um homem aprovado por Deus … Este Jesus que Deus ressuscitou … sendo, portanto, pela mão direita de Deus, exaltado, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, Ele derramou isto, que vos vedes e ouvis … que toda a casa de Israel saiba, com plena certeza, que Deus o fez Senhor e Cristo, este Jesus, a quem vocês crucificaram. “Esse é o pivô, centro, e coração de tudo o que aconteceu no dia de Pentecostes.

Muitas vezes a nossa atitude sugere que o Senhor Jesus está dificilmente a altura da situação, e que os principados e potestades, e o Diabo tem o domínio e autoridade, ou que é uma luta muito grande, com um problema quase duvidoso!

Pentecostes marca o início da soberania celestial do Senhor Jesus, e alguns deles viram o Filho do homem vindo ao Seu reino antes que eles provassem a morte. Jesus disse-lhes: “Em verdade eu vos digo, Que há alguns que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus com poder.” (Marcos 9:1).

Pentecostes apresenta uma crise e um clímax, conectado com o que é um bom número de coisas. Em Atos 2, veja as diferentes conexões com as Escrituras do Antigo Testamento e do clímax para elas; liga Atos 2 com Efésios 3:8,9: “Para dar a conhecer a todos, qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus … com a intenção de que agora até os principados e potestades nos lugares celestiais pode ser conhecido através da igreja, a multiforme sabedoria de Deus, de acordo com o propósito eterno que propusera em Cristo Jesus, nosso Senhor. ”

Vamos traçar as conexões e os clímax:

1. Como nas Escrituras do Antigo Testamento;

2. Como na Pessoa do Senhor e obra;

3. Quanto à formação e preparação de Seu instrumento – a Igreja.

Em primeiro lugar, o clímax em relação ao Antigo Testamento. Observe como é lidado neste registro em Atos 2, e leia Lucas 24:26,27,44:? “Acaso não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória? E, começando desde Moisés e desde todos os profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras as coisas referentes a Si mesmo … e disse-lhes: são estas as palavras que Eu disse a vocês, enquanto Eu ainda estava convosco, que todas as coisas devem ser cumpridas, que estão escritas na lei de Moisés, e os profetas e nos Salmos, a respeito de Mim.

Pentecostes relacionou-se com todas as Escrituras do Antigo Testamento, e foi o clímax de tudo o que havia sido escrito. O Espírito Santo veio com a virtude plena de tudo o que havia sido escrito no Antigo Testamento a respeito de Cristo para torna-las real e cumpri-las, para trazer essas realizações à experiência pessoal do crente. O advento do Espírito Santo foi para fazer de todo o Antigo Testamento, um cumprimento manifestado na pessoa de Jesus Cristo.

Neste registro de Atos 2, há uma ruptura e abertura do sentido das Escrituras. Joel; o que era o peso da Palavra de Joel? “O Dia do Senhor”. “Mas isto é aquilo que foi dito pelo profeta Joel”. “Isto é aquilo,” no dia em que o Senhor veio para os Seus. Falamos de ter o nosso dia, o Senhor vem em Seu dia. Pentecostes é a vinda do Senhor em Seu dia, Ele é entronizado, e este Dia do Senhor é em duas partes; a primeira ocorreu no dia de Pentecostes, e a última parte está no livro do Apocalipse.

Pentecostes foi a introdução do “Dia do Senhor”, no lado da Graça de Sua soberania, e no Apocalipse é o lado do Julgamento de Sua soberania – um dia, mas em duas metades, e, tão certo como o Senhor Jesus começou Seu reinado em graça, também, certamente Ele vai levar a barra de ferro para quebrar as nações em julgamento aos que resistem e rejeitam Seu reinado na graça.

O Dia do Senhor está em nossos corações agora, Ele é o Senhor soberano, e por isso Ele é oferecido para as nações em graça, mas também temos uma mensagem de autoridade, e se há uma recusa de Sua graça, deve haver um reconhecimento da soberania no juízo, pois tudo confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que está acima de todo nome … e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:9,11)

Em outra parte do mesmo registro da ligação está com Davi e Salomão. Com Davi e Salomão foi introduzida uma revelação da graça, glória e admiração, mas é preciso das duas pessoas para ilustrar o reinado e obra do Senhor Jesus, e você entrar em Pentecostes, onde ele tem o seu cumprimento e realização espiritual.

Davi e Salomão são os tipos de pessoa do Senhor Jesus, em Sua obra e reinado Ele é Davi e Salomão, mas Ele transcende a ambos, Ele adquire tudo o que é típico em eles e o realiza em Sua própria Pessoa; Pentecostes é o clímax das Escrituras do Antigo Testamento a respeito de Cristo.

Agora, em relação à Pessoa, vida e ensino do Senhor Jesus nos dias de Sua carne.

Pentecostes foi um reconhecimento e uma prova de tudo o que Cristo veio a ser, e tudo o que Ele ensinou, e tudo o que Ele fez.

Todo o valor espiritual disso vem por Pentecostes em sua plena vindicação.

Sua reivindicação da soberania é estabelecida pelos resultados morais e espirituais do Espírito Santo entrando na vida de um filho de Deus e transformando-o, fazendo com que ele conheça na experiência (não pelo argumento intelectual) a vida de Seu triunfo soberano, esse reinado interior em vida por Cristo Jesus. Tudo o que o Senhor Jesus ensinou e fez é vindicado pela operação interior do Espírito Santo na vida do crente, a vitória da vida de ressurreição do Senhor Jesus.

O Senhor Jesus foi vindicado por uma experiência poderosa do Espírito Santo! É o valor espiritual e moral da pessoa, e o trazer desses frutos pelo Espírito Santo para dentro da vida, é a mudança que o Espírito Santo faz na vida moral, que é, a vindicação do Senhor Jesus. Você não pode divorciar responsabilidade moral e experiência espiritual, não há vindicação, mas o caos e contradição. Pentecostes é o clímax da Pessoa, trabalho e ensino do Senhor Jesus nos dias de Sua carne, pois dá valor espiritual e moral para aqueles em quem Ele habita, ou seja, provado na experiência pelo Espírito Santo.

Por que o Espírito Santo veio? Para fazer experimental na vida, pelo mesmo Espírito Santo, tudo o que Jesus é para o crente. Esta é a obra progressiva e construtiva do Espírito Santo, a transformação de homens e mulheres.

Fonte – Originalmente publicado na revista “uma testemunha e um testemunho”
http://www.austin-sparks.net/english/001559.html

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support