Celebrando Deus

Ler, Ouvir e Guardar as Palavras Deste Livro

“Uma Importante Advertência Quanto ao Tempo da Vinda do Senhor”

Veja, pois, o que o Espírito diz no versículo 3 do capítulo 1:

Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Após a leitura deste texto, é preciso observar quatro pontos fundamentais aqui: “Bem-aventurados”, “leem”, “ouvem” e “guardam”. Antes de entramos em qualquer assunto neste livro é de fundamental importância, que consideremos estes quatro pontos fundamentais. Vejamos:

1º.“Bem-aventurados” – um dos grandes segredos de estudar este livro é nunca esquecer que ele é auto interpretativo. Quando se examina essa frase, você descobre que ela ocorre sete vezes em todo este livro:

Ap 14.13: “… Bem-aventurados  os mortos que, desde agora, morrem no Senhor…”. Na Versão da Bíblia A Mensagem está assim: “é uma bênção morrer assim!”.

Ap 16.15: “… Bem-aventurado aquele que vigia [estar atento para que não seja repentinamente surpreendido] e guarda as suas vestes, para que não ande nu [“andar correndo em desespero e envergonhado”], e não se veja a sua vergonha”.

Ap 19.9: “… Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro….”.

Ap 20.6: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição…”.

Ap 22.7: “… Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro…”.

Ap 22.14: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro…”.

O número “sete” fala da perfeição da obra de Deus. Esta “perfeição” tem a ver com o prazer de Deus. Dentro do contexto de Apocalipse, significa o prazer de Deus na consumação da Sua obra. Ainda preciso te mostrar algo grandioso aqui; observe em cada um destes textos, que todos os verbos estão no presente. Não podemos ler estes textos com o olhar no futuro; devemos ler e ver que todos eles têm a ver com nossa vida cristã agora.

2º.“leem” – A tradução desta palavra nos fala de “conhecer acuradamente”, “discernir”. O sentido é “ler e ter discernimento”.

3º.“ouvir” – o termo usado por João para descrever esta palavra é akouo, e ela significa “considerar o que está sendo dito”; “perceber o sentido do que é dito”, “descobrir”, “compreender”.  Este vocábulo ocorre 43 vezes neste livro, e, portanto, quero separar duas ocorrências que jorram luz dando mais clareza ao seu significado:

Ap 22.17: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

Lendo este texto a lição espiritual que aprendemos desta palavra é que aquele que conhece e discerne as palavras deste livro, diz: “vem!”. A leitura de Apocalipse nos leva a desejar o Senhor.

4º.“Guarda” – a tradução desta palavra nos fala de “um cuidado atento”, “atender cuidadosamente”. No contexto do livro de Apocalipse esta é uma das palavras mais importantes; ela ocorre dez vezes. Examinemos, pois, cuidadosamente algumas de suas ocorrências, pois há nelas severas advertências sobre nossa conduta em relação a Palavra de Deus.

Ap 3.3: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.

Ap 3.8: “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.

Ap 22.7: “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

Quero chamar sua atenção para o versículo 3 do capítulo 3 de Apocalipse, veja: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares”.Observe a relação de “guarda-o” e “vigiares”. O sentido de “vigiares” é “dar estrita atenção a”. Então, pondere que o Espírito está nos mostrando algo de grande valor para nossas vidas aqui. Precisamos dar estrita atenção a Palavra de Deus, porque senão , não conheceremoso “modo” [“a circunstância”, “a maneira particular”] da vinda do Senhor. Um detalhe importante que temos que notar aqui, é que, a frase final, onde diz: “em que hora virei contra ti”, não está de acordo com os melhores textos no original. Veja algumas versões:

RC: “não saberás a que hora sobre ti virei”.

RV: “não conhecerás de modo algum a que hora virei sobre ti”.

BJ: “sem que saibas que hora venho te surpreender”.

NTLH: “não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda”.

Portanto, o assunto deste versículo 3 é uma advertência quanto a vinda do nosso Senhor Jesus.

Na leitura dos demais textos podemos ver com clareza, como o Espírito nos mostra o valor singular da Palavra de Deus como vida em nós, e o lugar essencial que ele ocupa, especialmente nesse tempo do fim.

Fixe-se sua mente nas palavras do Senhor a Igreja de Filadélfia no versículo 8 de Apocalipse 3“… tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Preciso te mostrar algo aqui nesta parte do texto. Tome o termo “negaste”, porque ele é fundamental para entendermos a necessidade de “guardamos a Palavra”. O significado deste vocábulo é de “desprezo” e “indiferença”. O que o texto nos revela é que “guardar a Palavra”nos prevenirá do dano do desprezo e da indiferença ao nome do Senhor, especialmente nesse tempo do fim. O Senhor disse “se nós O amamos, guardaríamos a Sua Palavra” – (Jo 14.23). Este é um teste vital, que comprova a profundidade do nosso relacionamento com o Senhor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support