Celebrando Deus

Santidade – Saúde da Alma (Parte 1)

Santidade é simplesmente outro termo para saúde, sendo ambos derivados da antiga palavra anglo-saxônica “halig”, com o significado de inteiro, completo. Seria perfeitamente acertado falar de um corpo santo e uma alma e um espírito saudáveis, mas chegamos a falar de santidade corporal como saúde e de saúde espiritual como santidade. Santidade não é maturidade, não é finalidade; é antes uma condição para o crescimento até a maturidade e a finalidade.

No terceiro capítulo de Filipenses, Paulo nos apresenta um esboço biográfico completo. Ele menciona primeiro a velha vida na qual confiava anteriormente, e na qual ainda poderia ter confiança na carne, medindo-a pelos padrões de outros homens. A seguir, ele prossegue para o ponto que as coisas que conquistara foram consideradas como perda por Cristo. Observe o que diz:

“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor…” Filipenses 3:7,8.

No passado, no caminho para Damasco, ele considerou como perda as coisas de que se orgulhara quando se rendeu totalmente, com todas as suas esperanças, aspirações e preconceitos – absolutamente tudo – a Cristo, e disse: “Senhor, que queres que eu faça?” Agora, mais de trinta anos depois, ele ainda considera todas as coisas como perda. Paulo não desistiu da posição que havia tomado tanto tempo atrás, e justamente por estar nessa posição é que permanece ainda no lugar de bênção e poder.

O que mais está ele buscando? “Não que já tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus”. O Apóstolo continua a dizer no verso 15: “Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará”. Das palavras traduzidas como “perfeito” são diferentes os seus sentidos no original. O verso 12 pode então ser lido assim: “Não que já tenha alcançado ou que já tivesse sido aperfeiçoado”.  E o verso 15: “Pelo que todos quantos somos perfeitos”. A diferença entre ser aperfeiçoado e ser perfeito é a diferença que existe entre a maturidade da vida cristã e a santidade, a diferença entre a condição na qual posso estar agora e aquela que jamais atingirei até que meu Senhor volte e transforme meu corpo de humilhação, fazendo-o conforme o modelo do corpo da Sua glória. Eu serei aperfeiçoado quando O vir como Ele é; minha natureza, e até mesmo este corpo, serão transformados da semelhança perfeita Dele mesmo. Eu nunca poderei ser aperfeiçoado aqui, mas posso ser perfeito no sentido de ser feito completo.

O apóstolo usa o exemplo de uma corrida para ilustrar a vida cristã, e penso que ele pode ser parafraseado assim: “Ainda não estou aperfeiçoado, ainda não fui coroado; aquilo para o que o meu Senhor me prendeu não foi o lugar de tentação e conflito, mas a radiância do dia jubiloso em que Ele me apresentará – eu, a quem Ele encontrou tão desprezível – à própria presença de Deus, perfeito como Ele mesmo é perfeito. Este é o alvo da minha corrida, é o ponto de coroação que ainda não atingi; mas”, diz ele, “nós todavia, tantos quantos somos perfeitos” – todos quantos estão correndo na força e energia do Espírito Santo, com todo o peso e pecado postos de lado, e com a própria alegria e amor de Deus nos possuindo. Assim podemos ser perfeitos. É a diferença entre a coroa sobre a fronte, e a atitude ardorosa da vida que tem a coroa como alvo e esquecendo-se de tudo que fica para trás, prossegue em direção a ela com um propósito de vida completo e pleno.

Esta condição de vida é a da alma saudável perante Deus, a condição de perfeição no momento presente, cuja condição deveria caracterizar todo filho de Deus, a partir do momento da sua conversão.

A flor na árvore é perfeita, esplendidamente perfeita, mas não está aperfeiçoada. Não é consumação, não é maturidade. Ela precisa do ministério do Sol, da chuva, da atmosfera, para levá-la à perfeição. Somente depois que o ardor do outono venha sobre ela, a ela se apresente em toda a glória do fruto perfeito, que será então aperfeiçoada.

Coloque uma criança de seis meses ao lado de um homem de quarenta anos, que diferença! Ambos são perfeitos, mas o homem está aperfeiçoado com a perfeição da maturidade.

 

A DIFERENÇA ENTRE MATURIDADE E SAÚDE

Filipenses 2:12,13: “Para tornar clara esta diferença entre maturidade e saúde, vamos tomar três passagens das escrituras: De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.

“É DEUS”. Eu devo desenvolver do lado de fora o que Deus opera do lado de dentro, jamais posso desenvolver por fora mais do que aquilo que Deus opera por dentro. Somente quando percebemos isto, é que chegamos ao lugar de saúde e bênção.

1 Tessalonicenses 5:23,24: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”.

“O qual também o fará”. Não somos nós que devemos preservar irrepreensíveis estes três grandes setores do nosso ser; é Deus quem fará isso, e tudo que precisamos fazer é nos apoiar Nele e reconhecer que esta obra é Dele.

Hebreus 13:20,21: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém”.

Observe que o que deve me santificar é o poder que tornou a trazer Jesus de entre os mortos. A única coisa impossível, em todos os tempos, era a ressurreição de um homem dentre os mortos, mas todo o edifício do cristianismo descansa nisso, e o poder estupendo que O trouxe de dentre os mortos é o poder que deve efetuar a minha santificação e minha perfeição. Elas independem dos meus pobres e miseráveis esforços, mas são resultado da força de Deus que trouxe dos mortos a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Judas 1:24,25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém”.

A tradução correta é “vos guardar de tropeçar”, e não apenas de cair. E o que mais? “Apresentar-vos não somente irrepreensíveis, mas perfeitos, diante da presença de Sua glória”. Aqui está o aperfeiçoado e o perfeito. Somos perfeitos porque Ele nos guarda de tropeçarmos; seremos aperfeiçoados porque Ele nos apresentará inculpáveis diante da presença de Sua glória. O perdão dos meus pecados na cruz depende Dele; o poder que me cura e me mantém íntegro depende Dele; minha santificação, hora a hora, depende dele; minha apresentação final diante da presença da Sua glória, depende Dele. Somente na proporção em que você e eu percebemos que Ele é quem deve fazer isto, nesta mesma proporção é que chegamos ao lugar da bênção.

Mas, enquanto que a obra é Dele, tenho a responsabilidade de me colocar numa posição em que Deus possa fazer aquela obra; de manifestar a atitude a qual Ele responderá com Seu poder. Qual é a atitude?

2 Coríntios 6:17,18: “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”.

Tenho de tomar a atitude de separação e renúncia. Deus não nos chama para renunciar ao grande e fundamental princípio do pecado, porque não podemos. Deus nos purifica dele. Mas Ele nos chama para a renúncia do pecado como um princípio ativo em nossa vida, algo que cometemos em nossa livre e espontânea vontade.

(Revista à Maturidade, Número 12, Inverno de 1982)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support